Conheça o poder do conteúdo humanizado: conecte-se com seus clientes e venda muito mais

10 minutos de leitura

14/9/2022

Apesar de estarmos em um mundo virtual, o marketing digital é feito de pessoas para pessoas. Cada uma delas com seus gostos e interesses, com as suas dores e emoções. E tais seres humanos não buscam volume de informação. Eles procuram por conteúdo que lhes seja relevante, que resolva às suas dúvidas e atenda as suas necessidades.

Essas características, quando atendidas com sucesso, geram algo muito significativo, chamado conexão. Um elo forte, capaz de inspirar ativamente aqueles que o seguem.

O que é conteúdo humanizado?

O conteúdo humanizado faz parte do conceito de experiência humana, que leva o ser humano ao centro das estratégias de marca. Isso significa tratá-los como indivíduos e não apenas como consumidores ou usuários.

O seu maior objetivo é criar uma relação de confiança com o seu público, de modo que ele leve em consideração o que você diz e procure as soluções que você tem a oferecer. Por compreender a realidade da persona com quem você está se comunicando, ela se sente acolhida.

Sabe aquele artigo que parece que foi feito especialmente para você? Ou aquele vídeo que provoca as suas emoções? É exatamente sobre esse tipo de ligação que estamos falando.

Pense agora nos conteúdos superficiais que vemos espalhados por aí, que não lhe dizem nada. Parecem feitos por robôs e não lhe chamam muito a atenção, não é mesmo?

Por que humanizar o conteúdo?

O que você compartilha e a maneira como você se comunica é a porta de entrada para que o cliente se identifique com a sua marca. Não é nada produtivo criar uma grande quantidade de textos e posts apenas para cumprir um número de movimentos, sem ter nada de relevante a dizer.

É preciso trazer valor e desenvolver a transformação. Com isso é importante se colocar no lugar do seu cliente, conhecendo suas particularidades, entendendo o que o motiva, o que o emociona, o que ele quer aprender.

Pense em como você mesmo se comporta. Você presta muito mais atenção em algo quando reconhece que ali tem uma parte de você, não é verdade? Seja uma situação pela qual passou, a maneira de falar que se assemelha a sua, um sentimento que você também compreende etc.

Em resumo, esse tipo de conteúdo se aproxima ao máximo de uma conversa espontânea e natural. Uma conversa de amigos.

Pilares de um conteúdo humanizado

  • Propósito – Transmita a essência da sua marca através do conteúdo. Por que ela foi criada?
  • Emoção – Incite uma relação de estima com o seu ciente. Pense como você gostaria de ser atendido. Todos gostam de se sentir especiais, não é mesmo?
  • Ética – Transparência é um dos alicerces que compõem uma relação de confiança entre o seu cliente e a sua empresa.
  • Empatia – O que faria o seu cliente escolher você dentre os seus concorrentes?

O que fazer para humanizar o conteúdo?

Em primeiro lugar, você precisa entender a sua persona. Qual o perfil do seu cliente ideal? Nessa fase leve em consideração questões como idade, local onde mora, gênero, setor em que trabalha, se tem filhos etc. Quanto mais
detalhada for a sua descrição, mais preciso será o seu direcionamento.

Após conhecer quem está ouvindo o que você tem a dizer, agora é a hora de definir qual a linguagem você escolherá para essa comunicação. Fale sempre em primeira pessoa pois isso ajuda a criar a sensação de intimidade e pertencimento. Ainda nessa premissa, trate o seu cliente como uma pessoa única e não como “mais um”. Para isso, use sempre o você em vez de termos gerais.

Outra dica é usar do artifício do storytelling, que consiste na habilidade de contar histórias através de narrativas envolventes. Mas tome cuidado. Para que realmente funcione, essas histórias precisam ser honestas.

E, ao compartilhar fotos, esqueça aquelas disponíveis nos bancos de imagem. Usar fotos autorais também contribuem para o processo de reconhecimento.

É fundamental que você lembre que, do outro lado da tela, existe uma pessoa com um aparelho nas mãos. Se você falar pensando apenas em si mesmo, não haverá nenhum receptor que se encante.

Conheça melhor os nossos planos