Manual Básico do Instagram. Facilitando a jornada de quem está começando nesta rede social.
10 minutos de leitura
23/5/2022
No começo tudo parece muito complexo devido a quantidade de termos, nomenclaturas e conceitos novos. Pensando nisso, fizemos um mini manual para que você possa começar sem desanimar.
Se você não quer mais ser um indigente no Instagram, acompanhe os conceitos, formatos e as dicas deste post.
Feed
É a área onde suas postagens são exibidas. Clicando no ícone com a sua foto de perfil você consegue ver o seu próprio feed. Mantenha seu feed organizado, mas cuidado para não deixá-lo muito homogêneo com postagens sempre iguais estilo template.
Post Simples
Uma publicação de uma foto ou imagem que aparece na timeline dos seus seguidores e no seu feed.
Aposte neste tipo de postagem para conteúdos mais rápidos e simples. Formato muito usado para compartilhar seu lifestyle, ou seja, acontecimentos da sua rotina. É engajamento na certa!
Legenda
É a descrição em texto que aparece logo abaixo da postagem. Você pode (e deve!) escrever legendas nas suas postagens para aprofundar sobre o assunto abordado ou simplesmente falar sobre sua intenção com aquela postagem.
Use gatilhos mentais na hora de desenvolver as legendas para gerar interesse nos seguidores. Um bom exemplo é o gatilho da especificidade. Neste caso você deve ser o mais específico possível descrevendo ao máximo o que você está abordando. Quando você é específico você demonstra autoridade e desperta a curiosidade dos seus seguidores garantindo que eles leiam o texto até o fim.
Carrossel
Uma publicação com 2 ou mais fotos ou imagens que aparece na timeline dos seus seguidores e no seu feed.
Excelente para explorar conteúdos mais complexos já que é possível transmiti-lo em etapas. Use textos curtos e imagens que ajudam a ilustrar seu conceito.
Stories
Postagens de vídeo e fotos de até 15 segundos por corte e que ficam disponíveis para os seus seguidores por 24h. Eles aparecem ao clicar na foto do seu perfil.
Compartilhe sua rotina com frequência para se conectar com seus seguidores.
Enquetes
Tipo de interação com os seguidores disponível nos stories e nos reels. Permite que seus seguidores escolham opções pré formatadas que te ajudam a entender melhor o que eles pensam sobre um assunto. As enquetes também ajudam a melhorar sua relevância.
Caixinha de perguntas
Tipo de interação com os seguidores disponível para ser usada nos stories. Na caixinha você pode desenvolver uma pergunta específica de até 80 caracteres ou usar o padrão “Faça uma pergunta”. Use a caixinha para descobrir assuntos que os seus seguidores mais tem dúvidas. Uma dica importante é não citar o perfil que fez a pergunta quando for responder, pois nem todo mundo sabe que pode ser citado.
Conheça também nosso manual básico do Instagram para implementar esta comunicação.