Qual a importância de investir na identidade visual do seu Instagram?
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12/10/2022
Se você vende seus produtos e serviços no Instagram precisa saber que estar na plataforma é sinônimo de forte presença no mundo digital.
É importante analisar o seu mercado, saber a sua concorrência, ter propriedade sobre o seu diferencial e atrair o público certo para a tomada de decisão e ação. Para este último item, você pode contar com a vantagem de ter uma identidade visual.
Eu sei, você pode estar pensando que isso é apenas uma coisa de grandes marcas, mas não. E olha, se você pretende atrair cada vez mais pessoas que se sintam interessadas em consumir o seu conteúdo, você já é uma marca. E, ter uma marca sólida deixou de ser um artigo de luxo.
O que é identidade visual?
Identidade visual é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham a sua empresa, neste caso, que acompanham o seu perfil no Instagram.
Geralmente é composto por cores, fontes, texturas, ícones, formas e logo, gerado a partir desses elementos. Esse grupo é o responsável pelo ponto de comunicação entre você e o seu público. É a lembrança da sua marca na mente deles.
Quando bem elaborada é capaz de trazer valores e benefícios para o usuário.
Qual a importância da identidade visual?
Abra o seu Instagram e seja honesto: ele transmite confiança? Pense que você não o conhece e responda: você marcaria uma consulta a partir do que vê no seu perfil?
Se a resposta for sim, parabéns! Você está no caminho certo. Mas lembre-se de que sempre pode se aprimorar. Já se a resposta for não, é hora de colocar a mão na massa e agir para mudar esse cenário.
Como aplicar a identidade visual no Instagram?
É preciso pensar em 5 pontos:
- Nome;
- Foto de perfil;
- Biografia;
- Destaques;
- Feed.
Nome
É importante manter o seu nome profissional ou de sua clínica para ser achado facilmente por aqueles que o procuram. Se ainda não sabe que nome dar a sua clínica, pense em um nome fácil e que tenha sentido com o seu negócio.
Foto de perfil
Precisa estar nítida, sem distorções e sem efeitos que causam poluição visual. Se você utiliza um perfil pessoal, tenha uma foto nítida com um fundo limpo. Já se o perfil é da empresa, mostre o logotipo de maneira clara, com as cores correspondentes as que você escolheu. É importante também analisar se o tamanho e as proporções estão corretas.
Biografia
Local que tem por propósito resumir quem você é e o que você oferece. É extremamente importante deixá-la o mais objetiva possível. E, além disso, permite compartilhar um link com os seus seguidores. Oportunidade perfeita para divulgar o site da sua empresa ou um link que os direcione direto para o whatsapp.
Destaques
Utilizar as cores escolhidas para os seus destaques fortalece ainda mais a sua proposta de negócio. Aproveite e anote os itens imprescindíveis: apresentação sobre você ou seu negócio, tipos de serviço que você oferece, avaliações e depoimentos.
Feed
Um feed harmônico, dentro da paleta de cores que você escolheu para a sua identidade visual é capaz de deixar a visualização do usuário muito mais atraente e isso irá despertar o interesse do seu público em consumir o seu conteúdo. Não enfeite o seu feed com cores aleatórias, imagens sem sentido ou tipografias difíceis de serem lidas.
Se você acha que não vale a pena investir em uma identidade visual para o seu Instagram, pense que o que custa caro é você ver a sua concorrência ganhando destaque enquanto você se recusa a evoluir. Custa caro você não ter a credibilidade que merece ter. Se você ainda não possui uma identidade visual, podemos te ajudar. Vamos conversar?